Professores e alunos (entre nós)
Hoje é um dia especial, dia em que todos os discípulos deveriam reconhecer e bendizer o valor do mestre, nos 364 dias do ano é ele o mestre quem reconhece que: “melhor é dá do que receber”, ai ele dar do seu tempo, do seu esforço, da sua dedicação e paciência e do seu conhecimento não se importando que ao se doar seu discípulo poderá ser melhor que ele, não isto não é problema para o mestre, pois ele é o símbolo de “doação” o único pensamento que ocupa sua mente é: “importa que ele (o aluno) cresça”.
É ele que enaltece os valores, a capacidade muitas das vezes desacreditadas de seus discípulos, e bem diz o sucesso na certeza que seu aluno vai alcançá-lo.
Gostaria de dizer-te muitas coisas, ou melhor, escrever-te, mas minha mente insiste em lembra-me que és mestra na palavra, ai penso em parar, e seria eu injusta contigo? Não posso essa é a minha chance.
Como é bondoso o pai (Deus) para comigo, me deu você e tantos outros.
– No Português aprendo “com-tigo” a conjugar o verbo “eu posso”
– Na matemática a Elianety me ensina que 1 + 1 é muito mais que 2 (dois).
– Na Geografia o Paulo com jeito de menino me ensina que a diferença entre a planície e o planalto é simplesmente um obstáculo que eu posso transpor.
– Na Física aprendo que o espaço mais curto para eu percorre é o “querer” e que até pode ser a mais de 1000 km/h não há infração.
– O que dizer de Historia a professora Rosicleia nos ensina que da formação dos povos nasce eu “brasileira”, que não desiste nunca. Mas desistir por quê? Quando compartilhei meus sonhos com a classe o que ouvir foi: “você vai conseguir, você é capaz”, eu acreditei...
Lembras? “tu te tornaste eternamente responsável por aquilo que cativas” (o pequeno príncipe).
Somos responsáveis uma pela outra, falar nisso não está na hora de enxugar o texto?
Parabéns para quem criou o 15 de outubro, parabéns pra você minha mestra querida, que o mestre dos mestres galardoe os teus feitos.
Assina tua aluna Edina C. de Brito Lima
Em: 15/10/2010
Obs: o contigo separado foi proposital faça a sua interpretação.
O desenvolvimento do processo de ensino e aprendisagem se fortalece no poder das relações compartilhadas e vivenciadas diariamente nas praticas educativas. Ser mestre só faz sentido por que existem discípulos com almas de mestres, responsáveis por não deixar que o fogo do conhecimento, fomento de emancipações, seja extinto do fazer educacional.
Solange Ramirez
 |
METAMORFOSE: "Acredito que somente uma pessoa que nada aprendeu não modifica suas opiniões" Emil Zatopek. |
"Aprendi muito com meus mestres, mais com meus companheiros e mais ainda com os meus alunos" Provérbio Judaico.